domingo, 8 de maio de 2011

Educação e o ser social

"A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral." - Allan Kardec

Desde que vimos ao mundo, somos introduzidos com uma carga moral e ideológica, além de vivências que nos passam certas experiências, formando assim nossa personalidade.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." - Immanuel Kant

Somos introduzidos ao mundo basicamente por nossa família, o primeiro meio social ao qual nos integramos. Em seguida vem a escola, e depois outros lugares onde frequentamos e nos interagimos (um clube, trabalho, etc).

A educação cumpre a função de nada mais que construir a visão de mundo do indivíduo, construindo assim sua personalidade em geral (além das noções inatas, que não vem ao caso). Nossa ética-moral, limites e convicções são feitas pelo o que a educação nos fornece; seja por meio do processo de ser educado diretamente, pela integração social, pela vivência.

Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu, existem duas formas de socialização:

• A primária, que consiste na educação familiar. Nela recebos uma introdução do mundo e valores;
• E a secundária, a escolar. Nela aprendemos a viver em sociedade e o necessário para sobreviver nela.

Entretanto, hoje em dia as socializações secundárias parecem ser mais influentes, principalmente nos períodos da infância e adolescência. Esse fato envolve pessoas que tiveram uma fraca educação familiar, e são influenciadas pelas outras formas de socialização (os amigos e o mundo em geral), qual o indivídio se sente na necessidade de ser aceito pela sociedade, acabando por isso adotando os valores que lhe é apresentado. [Por isso vivo numa chamada "Geração Perdida".]

O vídeo do Café Filosófico abaixo fala sobre a educação nos dias de hoje, confira:

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