sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sensibilidade artística

"O mais alto objetivo da arte é o que é comum à religião e à filosofia. Tal como estas, é um modo de expressão do divino, das necessidades e exigências mais elevadas do espírito."- Hegel

A expressão humana se encontra em geral na arte; e um dom natural humano para com a arte é uma refinada sensibilidade para a estética, emoções, idéias e expressão.

O significado que a obra ganha é algo relativo ao que o artista deseja expressar, porém, arte é uma coisa muito perfeccionista. A arte tende a seguir uma perfeita simetria, tonalidade e/ou foco, mesmo que a noção de simetria, tom e foco se tornem condicionais. Tudo na arte deve estar bem delineado, em perfeita sintonia e harmonia, obtendo um perfeito equilíbrio e atenção aos detalhes de formas e expressões.

"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." - Auguste Rodin

A beleza é presente na arte, mesmo que a concepção de beleza seja individual, caracterizado pelo o que é agradável de se notar. Esse significado particular para o que é belo provêm da concepção cognitiva individual de quem observa, embora questões culturais possam influenciar nessa formação.

Leonardo Da Vinci escreveu em Tratado da Pintura, além de uma relevante introdução ao desenho e a pintura, um levantamento de questões filosóficas e teóricas acerca da arte. Considerou a pintura como a mais bela arte, por permitir possibilidades de expressão variadas e práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário