sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sofrimento humano

Viver é sempre visto como uma coisa boa. Tendo suas preocupações e suas tormentas, porém, mesmo assim as pessoas conseguem serem felizes.
Vivemos num mundo onde as pessoas são presas e destinadas à viverem de acordo com uma complexidade de fatores que tornam a vida uma coisa árdua. Vivemos num mundo sem uma distinção clara entre o bem e o mal.
No mundo se tem penúria, cansaço, tristeza, dúvidas, fome, discriminação... A vida já não se torna o mar de rosas que muitos pensam em ser. Dá para ser feliz e viver bem, mais a vida nem sempre vai nos fazer feliz. Haverá momentos (e muitos) de angústia, dor, culpa e muitas outras coisas. A nossa natureza é cruel conosco.

Schopenhauer diz que nenhuma felicidade duradoura pode ser obtida na vida. Outra frase dele que também ajuda a mostrar sua visão da vida é "A essência da existência é a dor". Pelo o que estudei Schopenhauer, a morte para ele nos trás a eterna paz de espírito e contentação. [Incrível como eu e ele concordamos em muita coisa]
Nietzsche conclui que a alegria está na própria vida, no aqui e agora. Para ele, é o ser humano que não sabe usufruir disto.

Não existe satisfação absoluta na vida. Sempre que estamos satisfeitos é apenas por um tempo, logo a instafisfação mundana volta à nos tornar (in)diretamente infelizes com a falta da plena realização.

Felicidade não existe, pois ela vem na nossa vida em doses. Na minha opinião, o que existe são momentos felizes, e como eles nos deixam contentados que mostra no final da vida o quanto fomos felizes.

Uma das virtudes do homem é a inovação, a procura da felicidade. A felicidade ser passageira não é desculpa para sabermos aproveitar os momentos de alegria. Nunca se esqueçam que não existe limite para saborear a felicidade de cada momento.

A ética é libertadora pois nos guia a viver com mais sensação de realização. Procurar seguir o caminho do certo é a melhor e única forma correta do ser humano preencher temporariamente o vazio que toma conta de si durante toda sua existência terrena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário