O iluminismo é um movimento filosófico e intelectual (além de econômico, social e político) contemporâneo ao auge do absolutismo, entre os intervalos de tempo dos séculos XVII e XVIII.
Caracteriza-se por pregar o uso da razão como libertadora e consultável para se construir um mundo melhor. Defendia ideais de liberdades pessoais, igualdade, fraternidade. A política e economia também foram atacadas, pois defendiam a democracia e modelos de economia mais adequadas para uma comunidade racional (a fisiocracia e o liberalismo, as duas correntes econômicas desenvolvidas pelos iluministas).
[Sendo então o absolutismo e o mercantilismo criticados e questionados, até por fim caírem!]
Acreditavam em leis naturais que regiam a natureza humana (seja comportamental ou social) e a natureza em si. O pensamento filosófico era visto como ferramenta para o esclarecimento do ser, isto é, refletir, questionar e afins.
Teve, de certo modo, um pensamento também deísta, crendo num deus criador do universo, um perfeito regente existencial que governa sobre leis eternas. Caberia então ao ser humano desvendar tais leis.
[Descartes, um percussor iluminista, é um exemplo de adepto deste preceito, acreditando que não houve mais interferência divina após a criação do universo.]
Uma característica também do iluminismo foram os chamados déspotas esclarecidos, monarcas que eram adeptos da política absolutista mas ao mesmo tempo possuiam princípios iluministas ou possuiam assessores que mantinham estas idéias.
O iluminismo teve percussores pensadores como René Descartes, Bento de Espinoza e Isaac Newton. Futuramente seguiu com personalidades como Hume, Adam Smith, Quesnay, Gournay, Turgot, Lessing, Mendelssohn, Diderot, D'Alembert, Kant, Locke, Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, Rousseau, Marquês de Pombal, Edward Gibbon, Montesquieu e Benjamin Constant.
Acontecimentos históricos tiveram influência iluminista, como a Revolução Gloriosa na Inglaterra e na instauração dos Estados Unidos como país independente. O iluminismo deve ter chegado ao seu ápice na Revolução Francesa, que com ela caiu o Antigo Regime e a política, economia e sociedade começou à possuir a identidade que tem ainda em nossos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário