segunda-feira, 18 de abril de 2011

A filosofia das artes marciais


A filosofia das artes marciais é um conjunto de condutas ético-morais que se adota nas diversas artes marciais, sistemas de defesa pessoal e combate. Elas servem para disciplinar o corpo, a mente e o espírito.

O aspecto físico das artes marciais não é só deixar a pessoa com um “corpo bonito”, e sim, dar condicionamento e saúde para ele. O preparo físico também se torna eficiente para que se saiba usar os ensinamentos que é passado ao aluno.

O preparo mental está no bom senso, no desenvolvimento da noção de ética do indivíduo. As técnicas das artes marciais são usadas para se defender, e defesa pode gerar briga; dependendo da arte marcial que se tem conhecimento, a pessoa pode aleijar gravemente ou até matar alguém. Para saber se defender não basta ter conhecimento de como fazer isso, mas também deve se ter sabedoria para saber quando e como deva usar.

O que podemos chamar de preparo espiritual é o estado de harmonia e auto-controle que as artes marciais visam ensinar. O respeito e a dignidade são exemplos de outros valores que tenta se passar pelas artes marciais.

Elas também ensinam a superar as dificuldades, sejam físicas ou psicológicas (como os medos e a resistência a dor).

Dá para se dizer que o o que às artes marciais tentam ensinar não é começar e nem continuar brigas, e sim, terminá-las, ao menos esse é o fim que procura ser interpretado.

Algumas citações de famosos artistas marciais:
"Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perserverar e sofrer." - Bruce Lee

"Sempre imaginar-se no campo de batalha sob o ataque mais ferozes; nunca esquecer este elemento crucial da formação." - Morihei Ueshiba

Em qualquer espécie de treinamento o ponto mais importante é libertar-se dos maus hábitos.”- Jigoro Kano

"Segundo as histórias dos antigos guerreiros, se alguém tentar superar grandes guerreiros no campo de batalha, e dia e noite esperar derrotar um poderoso inimigo, seu coração se fortalecerá e ele se tornará incansável e corajoso." - Yamamoto Tsunetomo

"A vida é um caminho onde semeamos flores ou espinhos! Cuide de sua plantação e regue suas sementes, pois no fim colhemos o que se plantamos!" - Hélio Gracie

Nenhum comentário:

Postar um comentário