domingo, 12 de junho de 2011

O doce e amargo amar

[Postagem dedicada ao Dia dos Namorados!]

Amor possui vários significados e categorias; tendo amor entre pais e filhos, à algo que goste, à pátria, deus, etc. Entretanto, aquele amor que mais alegra, entristece, inspira, motiva, agoniza e faz o homem sofrer é o amor romântico, o sentimento de ver o bem estar na pessoa amada e encontrar alegria, saudade ou dor ao pensar nesta.

"Amor é fogo que arde sem se ver." - Luíz Vaz de Camões

Platão dizia que o amor verdadeiro se baseava na virtude, uma indescritível e interpretativa forma de dizer que o amor é dado pelas qualidades afetivas e vínculos com a pessoa amada; não por interesses e meros atrativos, este sendo o então chamado amor platônico. Em uma de suas mais prestigiadas obras, O Banquete (Simpósio), Platão disserta sobre o amor através de uma história.

Em Ética à Nicômaco, Aristóteles afirma o amor não como apenas uma emoção, e sim como uma relação que implica em mutualidade e benevolência recíproca.

Kant foi outro filósofo a refletir sobre o amor, o dividindo em patológico (o amor envolvente de uma emoção passiva), que era inferior ao prático (aquele que se dá pelo respeito e preocupação).

Outra relação estabelicidade é a dualidade do amor e sexo em Schopenhauer. Ele mesmo dizia que o amor nada mais era do que uma desculpa para o interesse em ter em quem descontar os desejos eróticos. Seria nada mais a fixação em seu alvo qual disperta seu desejo inconsciente de expor os instintos primitivos sexuais do ser humano.

"O coração tem razões que a própria razão desconhece." - Blaise Pascal

O amor romântico-erótico [o qual esta postagem disserta] é a emoção qual o ser humano mais sente forte por alguém.

• O amor romântico é aquele qual a pessoa se interessa por uma pessoa por meio de qualidades na personalidade dela que te tragam conforto e aprovação em estar perto dessa pessoa, que te dê saudade quando longe e solte fogos quando perto. A beleza e sensualidade podem chamar de alguma forma atenção, mas de forma não tão significativa (principalmente quanto ao grau de sensualidade). É aquele amor qual a pessoa possui a vontade de ver a pessoa amada feliz e ao seu lado, havendo então uma balança entre o que você quer dar à pessoa amada e a realização que você procura em ter com ela.
• O amor erótico é aquele baseado na atração física, principalmente ao desejo e excitação que a outra causa em quem está amando. O amor erótico nada mais é do que um jogo de sedução e charme, cujo objetivo é apenas se envolver em puro sexo e envolvente erotismo com o alvo de seu desejo amoroso.

Também existe a paixão, coisa que se deve diferenciar do amor. A paixão é um desejo por uma pessoa de forma similar ao amor, mais sem querer algum comprometimento com ela, tendo apenas o fim de suprir carência ou o desejo provocado pela beleza e os atrativos físicos alheios.

O amor quando correspondido é algo maravilhoso quando se sabe sentir, pois os enamorados desfrutam tanto deste doce sentimento ao ponto de querer escapar da razão. O amor não correspondido ou "impossível" é sofrido, pois você se encontra numa condição incapaz de ter a pessoa que ama e dela te ter.  Terminar ou perder a pessoa amada também fazem a pessoa sentir o lado obscuro do amor.

Apesar se ser em grande parte pura emoção, o amor para ser saudável é necessário um pouco de razão. Uma pessoa que quer apenas o próprio contento na relação e não se baseia em tratar e cuidar bem da pessoa amada, o amor entre estas se torna apenas um escapismo do quanto o outro pode o deixar bem perante os outros.

Amores baseados em vaidades, interesses e prazeres não passam de paixões e relações instáveis. Amores mal remediados são instáveis, porém, fortemente sentidos nas horas boas e ruins. Amores racionais por assim dizer sempre trazem contento, mesmo nas horas ruins, mesmo quando não se tem a amada ao seu lado, priorizando sua felicidade como causa maior.

Sobre o amor...
"Na vida do homem, o amor é uma coisa à parte, na da mulher, é toda a vida." - Lord Byron
"O sexo busca o prazer; o amor, a pessoa." - Fulton J. Sheen
"O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado.” - Stendhal
"Nada há tão doce na vida como os jovens sonhos de amor." - Thomas More
"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." - Nietzsche
"Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade." - Gottfried Leibniz
"O amor é a força mais sutil do mundo." – Mahatma Gandhi
"Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos." - Bertrand Russell
"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício." - Sthendal
"O fundo de uma agulha é bastante espaçoso para dois enamorados; mas o mundo todo é pequeno para dois inimigos." - Solomon Ibn Gabirol
"Ao toque do amor, qualquer um vira um poeta." - Platão
"É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música." - Balzac
"Se você acredita em amor a primeira vista, nunca pare de olhar." - Frase do filme Closer (Perto Demais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário