"Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças." - Sun Tzu
Na vida sempre quando analisamos o que as coisas nos trazem, nós pensamos o lado bom e o ruim da coisa; estudando e pensando sobre quais benefícios teremos ou não com ela.
Isso seria um princípio de benefício e prejuízo, qual nossa decisão se encontra na condição de uma balança, cabendo nossa análise equilibrar os aspectos positivos e os negativos de alguma coisa. Na necessidade de algo ou na vaidade em ter a mesma sempre recorremos a isso.
Em administração existe o conceito da análise SWOT (que é traduzido ao português como F.O.F.A, que é a abreviatura de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), que é utilizada para se fazer uma síntese de análises relevantes aos seus objetivos e metas.
Você mesmo em sua vida usa isso, por exemplo quando vai comprar algum produto. Observa-se coisas como a qualidade do mesmo, preço, sua eficiência e necessidade em o ter. O resultado da união de qualidades e defeitos julgados determina decisões que devam acarretar em o comprar ou não, ou no seus fabricantes em fazer alguns ajustes, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário