quarta-feira, 6 de julho de 2011

A simples humildade

"Você deseja ser grande? Em seguida, começar por ser pouco. Você deseja construir um tecido grande e sublime? Pense primeiro sobre os fundamentos da humildade. Quanto maior a sua estrutura é para ser, mais profunda deve ser a sua fundação. A humildade é a coroa da modesta beleza." - Agostinho de Hipona

Humildade é dita como qualidade para se formar um melhor cidadão e ser humano, mais ela não é só uma qualidade, e sim, uma condição de simplicidade pessoal.

O humilde é aquela pessoa que não possuem intenção de mostrar superioridade para as outras pessoas, não tendo elas necessidade de se projetar para impor alguma forma de suprir o ego.

Você pode até ser o melhor do mundo em alguma coisa; porém, ao expor isso por vanglória e narcisismo, estará sendo prepotente, ou seja, se glorificando mais do que deva, e não há humildade nisso.

Não é títulos que os homens de honra, mas os homens que os títulos de honra.” - Maquiavel

Reconhecer o talento ou sucesso em alguma coisa não é arrogância, desde que este reconhecimento não seja apenas o fato superficial de ter um motivo para inflamar o seu orgulho.

Ser humilde é se reconhecer por nada mais do que deva se reconhecer, sem mais e sem menos; e ser realizado por viver de acordo com o necessário. Por humildade a pessoa vive numa nobre condição de simplicidade de espírito, isto é, simples por natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário